segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lembranças Vividas que Apenas o Tempo Traz..

Dias quatorze de março de 2003, as nove horas e trinta minutos da manhã...
Ao acordar, depois de uma longa noite, contanto de minutos em minutos as horas,levanto-me da cama, coloco o par de chinelos amarelos, e com a roupa toda amassada, desci as escadas e revidei a minha avó, em frente a janela, cortando finas e frescas fatias de pão, com um olhar neutro, mas ao mesmo tempo feliz. Disse a ela:
-Bom dia vó!
E ela respondeu com um lindo sorriso:
-Bom dia, minha neta! Sente-se ali e aprecie o delicioso café-fresco..
Após nos sentarmos na mesa, e com o silêncio tomando conta, deustando lentamente os pedaços de pão disse a ela:
-Vó, você se lembra da sua infância?
Depois de minutos de silêncio, ela respondeu claramente:
- Bom, minha neta, a minha mente não revive as lembranças, só as fotos pretas e brancas que trazem o passado que a vida levou!
Quando acabos o café, limpamos a mesa, lavamos os pratos e xícaras, estendemos a linda toalha bordada a mão por minha bisavó sobre a mesa, e muito rápida ela se virou e suplicou:
- Sente-se ali, e espere um pouco.
Após ter me falado para esperar, entrou no corredor em direção à sala com passos curtos e silênciosos; tirou um velho livro da estante de madeira. Voltando, puxou a cadeira, sentou-se e falou:
-Essa é minha infância..
Eu fiquei espantada com a pureza de ser criança antigament5e, e ali fui virando, vendo e lendo, fotos e velhos recortes de jornais, de quando pequena, um rastro deixado por ela e salvo.
Após passando as páginas, me deparei com uma linda e encantadora foto no preto e no branco, com uma mulher com um longo vestido florido e um hoem alto, com um grande bigode e um chapéu tomado pela cor cinza e com muitas crinaças em volta. pela curiosidade, perguntei pra ela quem era, e com duas palavras, respondeu:
-Você os conhece!
Eu espantosa, respondi:
-Conheço!?
Ela me respondeu que sim! E ainda me disse que eles eram meus quatros tios e minha mãe, mas observando cada ponto de imagem, retomei a dúvida e perguntei:
-Vó, ali aparecem 6 crianças!
E com um olhar triste, respondeu novamente:
-Esse é seu falecido tio, um anjo que não pode conhecer os dons da vida!
na mesma hora fechou o velho "álbum" e tornou a guarda-lo na estante. E a ultima coisa que ouvi dela foi:
-Minha querida neta, o futuro é colorido, o passado é preto e branco; ele nos traz lembranças que o tempo apagou e ninguém traz de volta. Então, querida, viva o amarelo, o azul, verde, rosa.. e quarde a lembrança de cada dia!
Subindo as escadas para casa, devagarzinho pensei.. - que cada lembrança que guardamos construimos uma longa história sobre a vida que ninguém apaga.

Um comentário:

  1. que lindo Aila ei vem um dis aqui na escola a tarde para eu matar minha saudade

    ResponderExcluir